5 dicas de ouro para correr no calor
Quem nunca pensou que iria derreter durante o treino, que atire a primeira garrafa d'água!
02/12/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
♫”Moro num país tropical”♫ O hit de Jorge Ben Jor diz muito sobre o que é viver no Brasil – e, muitas vezes, morar em um país tropical inclui fazer o treino nosso de cada dia sob calor intenso.
Fatores como temperatura, umidade, altitude e topografia interferem na adaptação dos seres humanos há milhares de anos, e quando se trata de exercício físico não é diferente. A gente precisa manter uma temperatura corporal estável em torno de 36,5°C para se sentir confortável.
Em dias muito quentes, o corpo precisa de uma ajuda extra para manter a temperatura em equilíbrio – sem contar que é necessário redobrar o cuidado com a incidência de sol na pele (lembrando que isso inclui os dias encobertos). Mas, desde que você siga algumas dicas básicas, é possível manter o rendimento no calor. Dá uma olhada:
1. Use protetor solar e, se possível, óculos escuros
Essa é uma regra de ouro não apenas no calor, já que os raios UV incidem sobre a pele mesmo em dias nublados. E não tem desculpa: o mercado está cheio de opções resistentes ao suor e para todos os tipos de pele. O mesmo vale para os óculos escuros – o ideal é que eles tenham lentes polarizadas e sejam adequados para prática esportiva.
2. Escolha roupas leves
Tecidos tecnológicos e que protegem dos raios UV já são realidade há algum tempo e deveriam morar no guarda-roupa de qualquer corredor. Ah, a viseira é outro acessório super importante.
3. Atenção à hidratação
A água é uma grande aliada da homeostase, a capacidade do corpo humano de se manter estável em condições adversas. No caso do calor, a luta do organismo é a de evitar superaquecimento, e isso ocorre principalmente por meio da hidratação e do suor. Por isso, beba muita água!
4. Treine o início ou no fim do dia
É importante evitar os horários de maior temperatura e incidência solar, das 10h às 16h. Quando você vir que a previsão do tempo promete, organize-se para correr nas primeiras horas da manhã, no fim da tarde ou à noite.
5. Evite comidas pesadas
Ao ingerir refeições pesadas (aí entram carnes gordurosas e frituras, por exemplo) em dias muito quentes, nosso corpo tem dois trabalhos: o de fazer a digestão e o de se resfriar. Tem alimentos que demoram mais para o corpo digerir e podem causar enjoo e até vômito durante a corrida… ninguém quer isso, né?
E a umidade no calor?
Variações na umidade relativa do ar são comuns no território brasileiro e isso também interfere no desempenho dos corredores. Em climas muito úmidos, o indicado é não manter as roupas molhadas e aquecidas, torcendo-as ou trocando-as sempre que possível. Mas quando o tempo está mais seco, pode fazer o contrário: beba muita água e pode até molhar o corpo.
Precisa de ajuda para começar seu projeto fitness?
O Smart Fit Coach tá aqui pra te ajudar! Sério mesmo, temos os melhores profissionais para te ajudar a entender os seus objetivos e traçar um plano que faça com que eles virem realidade!
Este artigo foi útil para você?
Leia também: