8 motivos para você falar sobre suas emoções
Compartilhar o que você está sentindo pode melhorar a sua saúde
25/10/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Muitas pessoas preferem ignorar quando algum sentimento incomoda, na esperança de que ele vá embora sozinho. Bem, essa não é exatamente a melhor atitude a tomar – e há ciência por trás dessa história. Você sabia que falar sobre as próprias emoções melhora a saúde?
Os psicólogos Fabian Cândido Capelett e Yuri Florindo, ambos da plataforma de orientação psicológica online Zenklub, reforçam o caráter sensorial das emoções. “Apenas quando verbalizamos é que o cérebro começa a processá-las”, diz Capelett. Florindo completa: “Falar é uma maneira de aliviar a pressão mental causada não só pelos sentimentos, mas também pelos pensamentos que acompanham o que sentimos”.
Vamos conversar?
Abaixo, os profissionais listam mais motivos, comprovados cientificamente, para você começar a falar das suas emoções, seja para um amigo, um familiar ou um especialista.
1. Os sentimentos não desaparecem quando você os ignora
Pelo contrário, isso pode fazer com que sua saúde piore, como mostra um estudo da Southern Methodist University (Estados Unidos) que descobriu que conter pensamentos e emoções estressa o corpo. A razão? Você já tem os sentimentos negativos e ainda trabalha para reprimi-los: isso pode sobrecarregar o cérebro e o corpo, tornando-o mais suscetível a adoecer. Enfrentar, nem que seja escrevendo sobre eles, tem um impacto positivo no sistema imunológico.
2. Verbalizar é uma espécie de validação
A ação de falar confirma que sua experiência é real e significativa. Se você está chateado(a) com algo, é porque se preocupa com isso. Tentar ignorar esse sentimento seria invalidar sua vivência, como se ela não importasse. Ao reconhecer e buscar compreender seus sentimentos, você aprenderá o que é importante e será capaz de viver uma vida mais plena.
3. Falar sobre as emoções diminui a intensidade delas
Uma pesquisa da University of California (Estados Unidos) provou que colocar o que você sente em palavras diminui a resposta da amígdala quando você se depara com essas coisas que o perturbam. Isso significa que, com o tempo, você fica menos afetado por aquilo, tendo uma reação emocional cada vez menos negativa.
4. Suas relações melhoram
Quantas vezes você desejou que um parceiro ou amigo querido compartilhasse o que estava acontecendo com eles? Pense que eles se sentem da mesma forma com você e, você abrindo essa porta falando dos seus sentimentos, você dá a eles segurança para fazerem o mesmo. E falar o que está te incomodando inclusive ajuda a melhorar a relação de vocês, já que um saberá o que afeta o outro e como.
5. Te deixa mais produtivo
Com preocupação e incerteza, é fácil ficar pensando no passado, ruminando o que te fez sentir assim, ou no futuro, com ansiedade sobre o que aquilo pode significar. “Colocar para fora” pode trazê-lo de volta ao presente e a uma mentalidade mais produtiva no seu dia a dia, que permitirá que você faça algo a respeito do sentimento e foque em outras áreas da sua vida.
6. Faz você ver por outro lado
Quando estamos com sentimentos negativos sobre algo que aconteceu é muito fácil ter uma visão autocentrada, focada apenas em como aquilo te machucou. Por outro lado, compartilhar com alguém como está se sentindo permite que você obtenha novas perspectivas sobre a situação e analise a situação de forma mais objetiva.
7. Evita que você perca amizades (ou até mesmo o emprego)
Reprimir sentimentos é o primeiro passo para um rompante de ações agressivas, algo que dificulta relações interpessoais e até profissionais.
8. Ajuda a normalizar os cuidados com a saúde mental
Isso provavelmente não está no topo de sua lista de prioridades quando você está hesitando sobre se deve ou não compartilhar emoções, mas saiba que cada conversa sobre suas lutas, lentamente, acaba com o estigma generalizado de saúde mental. Compartilhar suas vulnerabilidades ajuda a normalizar a busca e o recebimento de cuidados e apoio de saúde mental.
É bom lembrar…
A saúde mental é tão importante quanto a física! Precisa conversar sobre as suas emoções? Então, não hesite em procurar ajuda profissional. Também é importante praticar exercícios físicos, se alimentar bem e curtir momentos de lazer.