A Importância de dormir bem
Noites mal dormidas afetam sua saúde e podem até invalidar seus esforços na academia
27/06/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Se você está sempre colocando saúde em primeiro lugar com exercícios regulares e uma alimentação saudável, saiba que uma boa noite de sono é tão importante quanto.
“O sono é o período em que vamos nos recuperar do tempo em vigília, aquele tempo acordado onde absorvemos informações diversas, seja de imagens, conteúdos aprendidos, sons… E essa recuperação só é efetiva caso tenhamos um sono de qualidade”, diz o psicólogo Marcelo Homem de Melo, que atende pelo Zenklub, plataforma de atendimento psicológico online.
É durante o sono que acontece o processamento de tudo que vivemos durante o dia e descartamos o que não é útil.
E há ainda diversos outros motivos para separar as 8 horas de sono todo dia. Monique Luz, também psicóloga do Zenklub, e Marcelo, nos contam alguns abaixo:
Aumento do peso
De nada adianta acordar às 4 da manhã para ir à academia se você não vai ter uma noite bem dormida.
Na verdade, a curta duração do sono pode até mesmo invalidar esse esforço, já que causa ganho de peso e é um dos fatores de risco mais fortes para a obesidade.
Em um extenso estudo, crianças e adultos com curta duração do sono tiveram 89% e 55% mais chances de desenvolver obesidade, respectivamente.
Além disso, a privação do sono eleva o hormônio do apetite chamado grelina, fazendo com que seu organismo indique que você está constantemente com fome.
Concentração e a produtividade
Com dificuldade para focar em uma tarefa? Você pode estar dormindo mal.
O sono curto pode impactar negativamente alguns aspectos da função cerebral em um grau semelhante ao da intoxicação por álcool.
Um estudo feito com médicos residentes mostrou que, em jornada de trabalho prolongada de mais de 24 horas, os erros médicos cometidos foram 36% mais sérios do que os que faziam jornadas que permitiam mais horas de sono.
Desempenho atlético
Mais um para a lista de “de nada adianta ir para academia e dormir mal”.
Em um estudo com jogadores de basquete, um sono mais longo demonstrou melhorar significativamente a velocidade, a precisão, os tempos de reação e o bem-estar mental.
A ciência também demonstrou o contrário. Quando você não dorme bem, você tem um baixo desempenho nos exercícios físicos.
Doenças cardíacas
Pessoas com sono ruim têm maior risco de doenças cardíacas e derrame cerebral, como mostra um estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.
Pessoas que não dormem o suficiente correm um risco muito maior de doenças cardíacas ou derrame do que aquelas que dormem de 7 a 8 horas por noite.
Diabetes tipo 2
A restrição do sono afeta o açúcar no sangue e reduz a sensibilidade à insulina.
Em um estudo com homens jovens saudáveis, restringir o sono a 4 horas por noite durante 6 noites consecutivas causou sintomas de pré-diabetes.
Esses sintomas desapareceram após uma semana de aumento da duração do sono.
Depressão
Problemas de saúde mental, como depressão, estão fortemente ligados à má qualidade do sono e distúrbios do sono.
90% das pessoas com depressão se queixam da qualidade do sono e pessoas com distúrbios do sono, como insônia ou apneia obstrutiva do sono, também relatam taxas significativamente mais altas de depressão do que aqueles sem.
Função imunológica
Demonstrou-se em um estudo que, mesmo uma pequena perda de sono, prejudica a função imunológica.
Eles expuseram pessoas ao vírus da gripe e descobriram que aqueles que dormiam menos de 7 horas tinham quase 3 vezes mais probabilidade de desenvolver a doença do que aqueles que dormiam 8 horas ou mais.
Em tempos de Covid-19, o sono se torna ainda mais importante!
Inflamação intestinal
A falta de sono tem sido fortemente associada à inflamação de longo prazo do trato digestivo, conhecida como doença inflamatória intestinal.
Pessoas com doença de Crohn que são privadas de sono também têm duas vezes mais chances de recaída do que pacientes que dormem bem.
Interações sociais
Você já deve ter percebido que você fica mais irritadiço quando dorme pouco, certo?
Isso porque a perda de sono reduz sua capacidade de interagir socialmente. E isso afeta não apenas seu humor mas a capacidade de reconhecer o dos outros.
Um estudo descobriu que as pessoas que não haviam dormido tinham uma capacidade reduzida de reconhecer expressões de raiva e felicidade.