Água ou Isotônico: qual é melhor para hidratação?
Os dois repõem a água perdida pelo organismo, mas de maneiras diferentes
23/05/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Todo atleta sabe que a hidratação é essencial na hora de se exercitar. Não só antes e depois do treino, mas também durante a atividade física.
E você já ouviu: a melhor forma de se hidratar é bebendo água. Porém, por diversos motivos, às vezes a bebida isotônica é a melhor pedida.
Aqui, os nutricionistas do Smart Fit Nutri, app de nutrição online da Smart, explicam o que são bebidas isotônicas e quando optar por elas.
O que é bebida isotônica?
Não confundir com bebidas energéticas: as bebidas isotônicas não contêm substâncias estimulantes.
Mas possuem minerais como cloreto de sódio, potássio e outros, que ajudam a repor os eletrólitos perdidos pela transpiração.
Elas também contêm de seis a oito por cento de carboidratos, incluindo glicose – a fonte de energia preferida do corpo para exercícios.
O que é melhor para a hidratação pós-treino: Água ou Isotônico?
Como o isotônico tem mais partículas de carboidratos e de minerais que a água, a bebida se aproxima melhor do equilíbrio natural de fluidos do seu corpo, fazendo com que ela seja mais eficaz para repor a hidratação em treinos extenuantes.
No entanto, para os treinos leves, em que você não perde suor, é melhor repor sua hidratação com água, para não encher seu organismo de eletrólitos desnecessários.
5 vantagens da Bebida Isotônica
Corpo equilibrado = menos cãibras e problemas de saúde
Os eletrólitos são minerais essenciais que ajudam a manter o equilíbrio ácido-base nas células do corpo de sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloreto, bicarbonato, fosfato e sulfato.
Quando estes componentes estão abaixo do normal (devido a perda por suor ou urina), podem causar fraqueza muscular, espasmos, cãibras, paralisia e problemas respiratórios.
Se continuar, podem ocorrer problemas renais.
Mais energia para seu treino (e após ele)
Não, a bebida isotônica não contém estimulantes, como falamos, mas o glicogênio dos carboidratos é convertido em glicose para ser queimada como combustível.
Durante exercícios intensos, os estoques de carboidratos podem se esgotar se você se exercitar por duas horas ou mais. Normalmente, levaria de 24 a 48 horas para seu corpo reabastecer naturalmente esses suprimentos, mas uma bebida isotônica pode devolver o equilíbrio de glicogênio ao seu corpo imediatamente.
Hidratação por mais tempo
Quanto maior o nível de carboidratos em uma bebida, mais lenta será a taxa de esvaziamento do estômago, reduzindo a produção de urina e estimulando a retenção de líquidos para prevenir a desidratação.
Melhor resistência
Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Yamouk mostrou que o consumo de isotônicos aumenta a resistência de atletas e regula o balanço eletrolítico melhor que água, possivelmente devido à retenção de líquidos.
Gosto bom
A verdade é que nem todo mundo se sente estimulado a beber água por conta da falta de gosto. Já a bebida isotônica costuma vir com sabores que agradam o paladar, além de parecerem mais doce às papilas gustativas, o que incentiva o consumo.
Conheça o Smart Fit Energy
O Smart Fit Energy é uma bebida esportiva funcional desenvolvida para todos os momentos do seu treino: antes, durante e depois. É uma bebida energética e isotônica, ajudando seu corpo a maximizar a hidratação e desempenho.
Ao aderir à assinatura, você pode adquirir sua bebida na sua própria unidade – tudo para seus resultados fitness virem ainda mais rapidamente e de maneira mais eficaz!