7 benefícios da atividade física para diabéticos
Quem tem diabetes pode - e deve! - praticar exercícios regularmente. A gente tem uma lista de bons motivos para te incentivar
13/11/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo caracterizada pelo excesso de açúcar (glicose) no sangue e na urina. Isso ocorre quando o pâncreas deixa de produzir – ou reduz a produção – de insulina por um mecanismo autoimune (diabetes tipo 1) ou quando a insulina não é capaz de agir de maneira adequada, como se o organismo tivesse uma resistência à sua ação (diabetes tipo 2).
Pessoas com diabetes de ambos os tipos podem e têm indicação para se exercitar. Na hora de escolher a modalidade, vale tudo: caminhada, corrida, musculação, yoga, pilates, dança e por aí vai. Veja os principais benefícios:
1. Estimula a produção de insulina (responsável pelo controle da glicose no sangue);
2. Previne doenças associadas (alteração na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração);
3. Reduz a gordura ao redor dos órgãos, como coração, rins e fígado;
4. Melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos;
5. Ajuda no controle do peso corporal (diminui o percentual de gordura e aumenta a massa magra);
6. Fortalece a musculatura do corpo;
7. Alivia o estresse.
O que mais você precisa saber
Atualmente, não existe intervenção eficaz e segura para prevenir o diabetes tipo 1. Na verdade, os gatilhos para o desenvolvimento dessa doença autoimune ainda não são amplamente conhecidos pela medicina. No entanto, o diabetes tipo 2 e o pré-diabetes estão relacionados ao estilo de vida. Por isso, manter-se no peso ideal é a melhor maneira de evitá-los. Para não desenvolver a doença na gravidez, estabelecer uma dieta equilibrada e realizar exames de pré-natal é de extrema importância.
Tudo sobre diabetes e exercício
Dica extra!
Antes de começar uma nova rotina de treinos, procure a orientação de um profissional de educação física, combinado? A Smart Fit pode te ajudar com um time de especialistas 🙂