Cansado? Pratique exercício!
Parece contraintuitivo, mas se exercitar com frequência faz você se sentir mais disposto
11/01/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Todos nós já experimentamos essa sensação: o alarme dispara e a última coisa que você quer fazer é levantar e ir praticar exercício. Ou então, a ideia de sair do trabalho e ir para casa assistir Netflix parece muito mais tentadora do que ir para academia. Tudo isso porque você tem se sentido exausto.
Mas acredite: um treino é a melhor coisa que você pode fazer para o seu corpo e seus níveis de energia, como mostra um estudo sobre as causas da fadiga.
O que a pesquisa mostra é que você pode estar cansado justamente porque não está se exercitando com frequência.
Abaixo a gente explica como o treino afeta seus níveis de energia:
Libera endorfinas através do exercício
Normalmente, quanto mais ativa uma pessoa é, mais energia ela terá ao longo do dia. E por mais que isso possa parecer estranho, a explicação vem das endorfinas que nosso cérebro produz quando nos exercitamos.
Esses hormônios são substâncias químicas que fazem você se sentir bem e ativam o lado “feliz” do seu cérebro.
O exercício melhora o sono
Ter uma rotina de exercício melhora diretamente o seu sono porque regula os níveis hormonais do corpo e deixa o relógio circadiano (o reloginho interno do corpo que sinaliza quando é hora de dormir) mais pontual.
Dormindo melhor, você acorda sentindo-se mais energizado.
O exercício ativa a sede
De uma maneira indireta, exercitar-se faz você se sentir mais energizado também porque, quando você se movimenta, você costuma tomar mais água e estar desidratado pode fazer você se sentir cansado.
Para saber se esse é seu caso, observe sua urina: ela deve ser de um amarelo pálido. Se estiver mais escuro do que isso, você está desidratado.
Como criar uma rotina de exercícios quando você está cansado
Ninguém espera que você pule e corra 15 quilômetros no primeiro dia, mas defina algumas metas:
Se você é sedentário, uma coisa fácil de fazer é observar seus passos ao longo do dia. Se você está abaixo de, digamos, 4.000 passos, considere isso bastante sedentário.
Defina uma meta para chegar a 5.000 passos (pode ser descendo um ponto antes no seu trajeto de ônibus, por exemplo) e veja como você se sente.
A partir daí, vá aumentando sua meta! E tenha paciência, como orienta a educadora física Amanda Galindo, do Smart Fit Coach. Pode levar de quatro a seis semanas sendo mais ativo antes de colher os benefícios de sentir mais energia.
Dormir X treinar
Por mais que o exercício regular ajude nos seus níveis de energia, é importante entender quando seu corpo precisa de movimento e quando ele realmente precisa de descanso.
Mesmo que o exercício possa lhe dar um impulso quando você está se sentindo com pouca energia, obter as horas adequadas de sono é uma parte extremamente importante de uma rotina de exercícios.
Em um estudo com atletas, um sono mais longo demonstrou melhorar significativamente não só o treino em si mas também o bem-estar mental.
Então, se você tem dormido menos de sete horas, vá para cama e procure dormir 8 horas completas e revigorantes para, amanhã, começar no seu plano de treino.
Se você ainda não tem um, é só fazer a sua anamnese no Smart Fit App e conversar com o professor da sua unidade sobre os seus objetivos!
Este artigo foi útil para você?
Leia mais: