Você sabe como lavar as mãos corretamente?
Na luta contra o novo coronavírus, lavar as mãos pode salvar inúmeras vidas
05/05/2020 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thieny Molthini
Dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos e, neste ano, em especial, esta data precisa – e muito – ser lembrada. Em meio à pandemia no coronavírus, o simples ato de lavar as mãos corretamente pode salvar vidas.
“A higienização das mãos é o princípio mais básico da biossegurança”, explica Anna Luiza Gryschek, professora doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
É a lavagem de mãos que garante a segurança hospitalar, a fim de reduzir infecções. No entanto, hoje, precisa fazer parte da rotina de todas as pessoas para diminuir o contágio da COVID-19.
“Com a lavagem de mãos e o uso de máscaras, acredito que podemos reduzir muito a contaminação pelo novo coronavírus”, comenta a especialista.
Lave as mãos com atenção
Além do passo a passo para garantir a higienização completa das mãos, é importante ter em mente o tempo que precisamos dedicar a esse momento. A lavagem de mãos com água e sabão deve levar de 40 a 60 segundos. Agora, se for fazer uso de álcool em gel a 70%, 20 segundos são suficientes. “O vírus tem uma camada externa lipídica (gordura) e esse tempo é importante para emulsionar o sabão com a água, espalhar em todas as partes das mãos e romper essa barreira de gordura”, explica Anna Luiza Gryschek.
Punhos, no entanto, já são pontos mais “flexíveis” da higienização. “O que nós queremos enfatizar é que as mãos fiquem bem limpas”, ressalta.
Como lavar as mãos corretamente
Veja como lavar as mãos corretamente nesse vídeo que a turma de Biossegurança da Escola de Enfermagem da USP preparou para o Dia Mundial de Higienização das Mãos:
“Se você lavar as mãos sempre que encostar em alguma superfície ou assim que retornar do mercado, por exemplo, você evita a sua contaminação. Além de reduzir as chances de transmissão do vírus, já que impede que você transfira o vírus para outras superfícies”, ressalta.