Como suplementos afetam seu resultado na academia
Veja o que são e quais tomar para cada caso
08/08/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Você já deve ter ouvido falar de suplementos alimentares. E pode até mesmo já ter comprado algum para tomar (quem nunca tentou um whey que atire a primeira pedra). Mas você sabe o que eles são e como eles afetam seus resultados na academia?
O que são suplementos alimentares
Trata-se de um adicional em cápsula ou pó que funciona como um complemento da sua alimentação.
“Ou seja, eles são indicados quando a alimentação não supre determinado nutriente de acordo com as necessidades do organismo”, diz Caroline Guimarães, nutricionista do Smart Fit Nutri.
Por exemplo, se você quer ganhar músculos, seu organismo precisa de uma determinada quantia de proteínas. Quando você não consegue essas proteínas pela alimentação (que deve ser a primeira fonte), é indicado tomar um suplemento do nutriente.
Por que suplementar para complementar o treino
Para ganho de massa
“Na prática esportiva, a maior dúvida é se é necessário começar a suplementar para o ganho de massa muscular. Mas para isso é necessário se analisar alguns pontos”, diz Caroline.
Iniciantes
“Se você é iniciante e começou a treinar agora, primeiro deve focar em aprender a treinar. Deixe o seu corpo sofrer as adaptações que ele precisa nesse processo.
Apenas a alimentação deve ser sua aliada nesse objetivo, adaptada para conter a quantidade adequada de nutrientes.”
Intermediários e avançados
“Se você já tem um nível bom de treinamento, existem suplementos que realmente podem te ajudar. Geralmente os mais indicados são aqueles que vão atuar na síntese proteica e no aumento da força.”
Para ter energia
“Os suplementos que atuam como estimulantes para melhorar o desempenho, em sua maioria, possuem cafeína. Além de promover uma melhora do seu desempenho, ela ajuda a promover um aumento do metabolismo”, diz Carolina. “Mas é preciso ter cautela para não sofrer episódios de arritmias e problemas cardíacos.”
Quais suplementos tomar
Trouxemos alguns que ajudam nos resultados do treino de alguma forma. Mas lembre-se de nunca tomar eles por conta própria, sempre consulte um nutricionista do Smart Fit Nutri antes de adotar um suplemento novo, já que o uso sem indicação pode sobrecarregar os rins.
Proteína
A proteína suplementada provou ajudar no desempenho atlético, na construção muscular e na perda de gordura. As melhores fontes são as proteínas de soro de leite e caseína no leite, que possuem mais aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs).
O aminoácido chave que você quer no seu shake, aliás, é a leucina – é o mais importante para a síntese de proteínas. Algumas marcas aumentam seus pós com outros aminoácidos para mantê-los mais baratos, mas não são tão eficazes para a construção muscular, portanto, verifique o rótulo com cuidado para ver se a leucina é o principal aminoácido usado.
Creatina
O monohidrato de creatina puro é o suplemento mais estudado e mais benéfico para a construção de força. Dá a você a capacidade de fazer mais algumas repetições em um treino, aumenta sua produção de energia e aumenta a retenção de água em seus músculos, chamada de inchaço celular, o que pode ajudar no crescimento muscular.
Vitamina D
Tal como acontece com a maioria das vitaminas, se você está ingerindo vitamina D suficiente – de sua dieta e exposição à luz solar – você não precisa de suplementação. Mas, se seus níveis estão baixos, sua testosterona também está. Suplementos vão ajudar com isso, com o efeito indireto de aumentar o desempenho do treinamento.
Magnésio
O magnésio é usado em mais de 300 reações químicas no corpo. Se você tem muitas sementes, nozes, vegetais verdes folhosos, chocolate amargo e café em sua dieta, você deve ingerir o suficiente, mas se você for deficiente, isso pode afetar a energia, a força óssea, o sistema nervoso e o controle do açúcar no sangue. Os suplementos de magnésio demonstraram ajudar na recuperação e na contração muscular e têm uma influência positiva na pressão arterial.