Passos para ter uma boa saúde
Quer focar no seu bem-estar, mas não sabe por onde começar? Confira essas dicas e saiba como ter uma boa saúde
04/04/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Levar uma vida saudável previne doenças graves, melhora a expectativa de vida, diminui o estresse, aumenta a autoestima e auxilia até no emagrecimento.
Viu só quantos benefícios? Então, é hora de seguir alguns hábitos que podem te ajudar a ter disposição e uma saúde melhor:
Tenha uma boa noite de sono
Dormir bem é o primeiro item da lista para saber como ter uma boa saúde, pois evita doenças como obesidade e ansiedade. Seu desempenho melhora durante o dia, pois você ganha mais disposição e concentração. O recomendado é dormir, pelo menos, de seis a oito horas por dia. “Dormir é fundamental para recuperar nossas energias, descansar nosso corpo e a nossa mente, sendo estas ideais para que as atividades do dia seguinte sejam realizadas com concentração, disposição e bom humor”, comenta Bruno Santos, gerente de departamento técnico.
Tome um café da manhã reforçado
Comer bem logo que acorda faz com que seu corpo ganhe força para enfrentar as próximas horas. Segundo Gabriela Rodrigues, nutricionista do Smart Fit Nutri, optar por um café da manhã reforçado acaba “contribuindo para melhores hábitos alimentares e menor risco de desenvolver doenças provenientes de maus hábitos alimentares”. Leite batido com frutas, pão integral e cereais são ótimas opções para começar o dia. A laranja, por exemplo, é rica em vitamina C e protege nosso sistema imunológico.
Monte pratos bem coloridos
O recomendado é que se coma cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia. A expressão popular “comer com os olhos” faz todo sentido, pois ter uma variedade de cores no prato desperta o paladar. Estes alimentos fornecem, além de energia, uma grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras.
Faça atividades físicas
Exercícios devem fazer parte da sua rotina, até mesmo se você não quer emagrecer. Se feitos regularmente, eles diminuem os riscos de doenças cardíacas, dão força para os músculos e aceleram o metabolismo.
Pratique o consumo consciente
Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de todos os produtos que precisa comprar, isso faz com que você leve para casa só os itens de que realmente precisa. O segundo passo é não fazer compras quando estiver com fome para evitar colocar “guloseimas” no carrinho.
Beba bastante água
Sempre que falamos sobre como ter uma boa saúde, lembramos dela: a água. Além de matar a sede, ela é muito importante para manter seu corpo hidratado e diminuir a retenção de líquidos, o que contribui para a perda de peso. A bebida também ajuda na desintoxicação do organismo e seu intestino funciona bem melhor. O indicado é consumir dois litros por dia. “Uma boa hidratação é de extrema importância para nossa saúde, por isso, nós nutricionistas, achamos importante frisar o uso de estratégias como levar garrafas para a rotina e ir tomando durante o dia”, acrescenta Gabriela.
Não fique tanto tempo sentado
Nosso corpo foi feito para se mexer, portanto se você passa muitas horas do dia sentado, corre riscos de ter lesões nos tendões e até perda de flexibilidade. “A postura sentada por muito tempo pode ocasionar algumas complicações, tais como dores no corpo, podendo afetar com uma maior incidência a região lombar e cervical, má circulação sanguínea, indisposição, entre outros pontos”, complementa Bruno. Tente levantar a cada uma hora e ande um pouco ou vá beber água. Assim você se movimenta e também se mantém hidratado.
Mantenha o bom humor
Dar risadas é o melhor remédio para se livrar do estresse do trabalho, dos estudos ou problemas em casa. Saia com os amigos, vá ao cinema, ouça músicas que te fazem bem e, o mais importante, aprenda a gostar de você. Assim, seu cérebro permanece jovem e ativo por mais tempo!
Controle seu peso
Manter um peso considerado saudável vai além de conquistar uma boa aparência. Quando os ponteiros da balança apontam os quilos a mais é preciso ter atenção redobrada, não só por conta do aumento de colesterol no sangue, como também do excesso de triglicerídeos, ambos fatores de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas atenção: tente nunca confundir a perda de peso com emagrecer. São coisas distintas e pode ser que você até precise ganhar peso e, mesmo assim, emagrecer um pouco.
Visite seu médico regularmente
Exames de sangue, para verificar o nível de colesterol e taxa de glicose no sangue, devem fazer parte do check-up anual do paciente. Homens, a partir dos 40 anos, precisam ir ao proctologista de seis em seis meses, caso tenham histórico de câncer na família. Mulheres têm que se consultar com o ginecologista de duas a três vezes por ano.