Conheça o novo “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”
O material é fácil de consultar e inclui, por exemplo, o tempo indicado de exercício para cada faixa etária
29/10/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Você já ouviu falar do Guia de Atividade Física para a População Brasileira? O documento em PDF pode ser acessado por qualquer pessoa gratuitamente e traz recomendações práticas sobre atividade física para que a população tenha uma vida ativa, a fim de melhorar a saúde e o bem-estar. O guia foi lançado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a coordenação do educador físico e epidemiologista Pedro Hallal. O acadêmico também é editor-chefe da revista científica Journal of Physical Activity and Health.
A publicação tem formato semelhante ao do Guia Alimentar da População Brasileira, lançado em 2014, com orientações sobre escolhas alimentares mais adequadas e nutritivas – como a de evitar ao máximo alimentos ultraprocessados e reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.
Além de separar as orientações sobre atividades físicas por faixa etária – crianças até 5 anos, crianças e jovens de 6 a 17 anos, adultos e idosos – o Guia de Atividade Física traz exemplos e recomendações a gestantes, mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência. O tempo varia de acordo com cada grupo, assim como o grau de intensidade, que pode ser leve, moderado e vigoroso. Os benefícios são bem conhecidos, principalmente para quem é adepto da prática de exercícios físicos: menor risco de sobrepeso, prevenção de lesões, melhora da disposição e diminuição dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão, entre outros.
Uma pesquisa recente encomendada pela Smart Fit concluiu que muita gente parou de praticar exercícios no último ano no Brasil, agravando o quadro de sedentarismo durante a pandemia. Segundo o levantamento, só metade da população brasileira faz algum tipo de atividade física – até fevereiro de 2020, anterior à circulação da Covid-19, 65% dos entrevistados costumavam se exercitar.
Sobre as orientações do Guia de Atividade Física para a População Brasileira
Adultos, idosos (com ou sem deficiência), gestantes, mulheres no pós-parto
- A recomendação geral é de, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física moderada (quando você respira mais rápido que o normal, os batimentos cardíacos aumentam e você até consegue conversar durante o exercício, mas com dificuldade).
- Se optar pela atividade física vigorosa – quando o aumento da respiração e dos batimentos é considerável e não é possível conversar enquanto se movimenta – a indicação é de no mínimo 75 minutos semanais.
O guia detalha ainda orientações específicas por público, como a de evitar atividades que envolvam risco de choque corporal e queda, no caso das grávidas. Em comum a todos os grupos, o material reforça a necessidade de buscar ajuda médica em caso de desconforto e de incluir, em pelo menos dois dias na semana, musculação e exercícios com sobrecarga externa ou do peso do corpo (a chamada calistenia).
Quer uma forcinha para começar seu projeto de saúde e bem-estar?
Fortalecimento, ganho de massa magra, perda de peso, condicionamento físico… Seja qual for o seu objetivo, a Smart Fit reúne profissionais preparados para te orientar. Encontre a academia mais perto de você e consulte os planos disponíveis!