A cor do seu xixi diz muito sobre sua saúde
Veja qual tom de amarelo é o ideal para o seu xixi e o que significa se tiver outras cores do arco-íris. A urina pode falar muito sobre nosso corpo.
25/04/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Larissa Serpa
Baixe aqui o App de Nutrição da Smart Fit
Se você não tem o costume de olhar a privada antes de dar descarga depois de fazer xixi, é bom repensar. Isso porque analisar o tom da sua urina pode te ajudar a identificar diversas condições de saúde — e a consertar os maus hábitos.
“É normal a cor do xixi mudar ao longo do dia. Ela está relacionada à quantidade de água ingerida. Logo, ao acordar, a urina se encontra na sua forma mais concentrada, com coloração mais escura. Com o passar do dia, você deve consumir mais água, aumentando seus níveis de hidratação e, consequentemente, tornando a urina mais clara”, explica Fúlvia Hazarabedian, nutricionista do grupo Smart Fit/Bio Ritmo.
Mas, se a mudança for muito drástica ou se o tom não clarear ao longo do dia, preste atenção!
Que cor meu xixi deve ter?
Uma boa maneira de analisar, segundo Fúlvia, é comparar com os tons na escala de Armstrong (acima).
Tom 1: excesso de água
Não, quanto mais claro o xixi, não é melhor.
“Se a urina estiver transparente (1), isso significa que ela está muito diluída e está sendo consumida uma quantidade excessiva de água”.
No que isso afeta, na prática? Você pode experimentar envenenamento por água. Isso acontece quando há muita água nas células (incluindo as células cerebrais), fazendo com que elas inchem.
O inchaço causa pressão no cérebro e você pode começar a sentir confusão mental, sonolência e dores de cabeça. Se essa pressão aumentar, pode causar até mesmo condições como hipertensão (pressão alta) e bradicardia (frequência cardíaca baixa).
Tom 2 a 4 no xixi: aceitáveis
“A coloração da urina ao longo do dia deve ser amarelo-clara (número 2). Este tom indica que não há hiper hidratação do organismo, assim como não há sinais de desidratação, com a urina muito concentrada”, explica Fúlvia.
O ideal é tentar manter sempre nessa cor, mas os tons entre o 3 e 4 também são aceitáveis.
Tom 5: apenas no primeiro xixi do dia – ao acordar
Se a urina apresentar coloração amarelo-escura (5), isso significa um leve grau de desidratação. “Essa coloração é aceita apenas na primeira urina, ao acordar, pois é passado muito tempo sem urinar e sem beber água”, reforça a nutricionista.
Tons 6 a 8: desidratação grave
Se seu xixi está aqui, isso significa uma desidratação severa e você deve aumentar seu consumo de água imediatamente (continue lendo para descobrir exatamente quanto de água tomar).
Outras cores de urina
Seu xixi está vindo em cores que diferem do amarelo? Consulte seu médico imediatamente se você notar qualquer um desses tons:
Urina laranja clara
Pode ser causado por problemas no fígado ou nos ductos biliares, consumo de corantes alimentares ou excesso de vitaminas B.
Inclusive, é necessário passar em consulta médica e nutricional para que seus exames sejam analisados e sua alimentação seja modificada para não ter excessos que prejudiquem o organismo.
Urina laranja
Alguns medicamentos, como rifampicina ou fenazopiridina, podem causar essa coloração.
Urina laranja escura ou marrom
Um possível sintoma de icterícia ou síndrome de Gilbert (ambas de problemas no fígado) ou até rabdomiólise (doença caracterizada pela destruição das fibras musculares).
Urina rosa
Para algumas pessoas, comer beterraba ou mirtilo pode fazer isso. Por outro lado, um tom rosado pode ser o primeiro indicador de um problema maior, que pode levar à urina vermelha.
Urina vermelha
Essa cor pode ser um sinal preocupante de muitas coisas. O sangue na urina, chamado hematúria, pode ser um sinal de pedra nos rins, infecção ou tumor no trato urinário. Também pode sinalizar um problema com a próstata ou possível envenenamento por chumbo ou mercúrio.
Urina verde
Comer aspargos faz isso para algumas pessoas. Alguns medicamentos e corantes alimentares também produzem urina verde inofensiva, mas também pode sinalizar uma infecção bacteriana no trato urinário.
Urina azul
Alguns medicamentos e corantes alimentares produzem urina azulada. O mesmo acontece com um distúrbio metabólico conhecido como hipercalcemia familiar, que é caracterizada pela degradação intestinal incompleta do triptofano, um nutriente da dieta.
Urina castanho escura ou preta
Causas benignas incluem a ingestão de grandes quantidades de ruibarbo ou alguns medicamentos. Mas outras causas potenciais incluem envenenamento por cobre ou melanoma (câncer de pele).
Urina branca ou leitosa
Isso pode ser causado por uma superabundância de certos minerais, como cálcio ou fosfato, uma infecção do trato urinário ou excesso de proteínas na sua dieta.
Consulte seu médico imediatamente se você notar qualquer um desses tons e em seguida marque uma consulta nutricional para ajustar a dieta.
Afinal, quanto de água devo beber?
Todos já ouvimos a indicação de 2 litros por dia, mas isso é uma média levando em consideração o peso corporal médio da população. “A quantidade exata recomendada é de 35 ml de água por quilo de peso”, explica Fúlvia.
Ou seja, se você pesa 70kg, seu consumo diário de água deve ser de 2,45 litros (35ml x 70 = 2.450ml).
Faça a conta levando em consideração seu peso e lembre-se de consumir essa quantidade ao longo do dia, em doses separadas, para não sobrecarregar seu organismo.