Correr te deixa mais saudável – e feliz também!
Conheça mais benefícios dessa atividade que reúne saúde, superação e divertimento
26/05/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Mirela Mazzola
Nós já falamos por aqui sobre os benefícios da corrida – a melhora do sono, o controle do colesterol e o apoio à cura da depressão são apenas alguns exemplos. Mas correr também envolve outros fatores menos óbvios, como a sociabilidade e o equilíbrio mental, podendo até, acredite, contribuir com o desempenho da memória. O site norte-americano de fitness e bem-estar Shape compilou alguns desses benefícios menos associados à corrida, mas que fazem dela um ótimo aliado para a saúde do corpo e da mente. Dá uma olhada:
Não precisa ir tão longe (se você não quiser)
De acordo com um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, correr de 5 a 10 minutos por dia pode reduzir drasticamente o risco de morrer de doenças cardiovasculares. E isso não significa estar no ritmo do Usain Bolt, tá? Percorrer cerca de 1,5 km em 12 minutos, o que é considerado um pace tranquilo, já seria o suficiente.
A viagem é real
Os efeitos da corrida sobre o humor e o bem-estar são quimicamente explicáveis: quando corremos, nosso cérebro bombeia duas poderosas substâncias ligadas a essas sensações, as endorfinas e os endocanabinoides. A semelhança da última com a cannabis, a planta da maconha, não é coincidência, já que os endocanabinóides que o corpo produz durante a corrida se assemelham às da planta.
Não fortalece só as pernas
O core, região que engloba todo o tronco, também é beneficiado pela atividade – ao correr, desafiamos a lombar, os glúteos e o abdômen. Os músculos dessas áreas são importantíssimos para funções como melhora da postura e estabilização da coluna.
A corrida forma comunidades
Um dos aspectos mais bacanas da corrida é a sociabilidade. Correr sozinho é legal, mas participar de corridas de rua, grupos de corrida ou mesmo arrastar aquele amigo para um treino ao ar livre também é se cercar de uma energia contagiante e que vai trazer ainda mais a sensação de bem-estar à atividade física.
Correr e meditar, meditar e correr
Os benefícios da corrida se estendem à saúde mental – aliada ao acompanhamento médico, pode ajudar no tratamento da depressão. Outra possibilidade interessante é fazer da corrida um momento de reflexão, resolução de problemas e até meditação. E essa prática, como se sabe, contribui para melhorar o foco e combater a ansiedade.
A corrida pode melhorar a memória
Anda esquecendo o que comeu no café da manhã? Pois saiba que correr pode contribuir com a memória a curto e longo prazos. Um estudo de 2014 da University of British Columbia constatou que atividade física intensa (como pode ser a corrida) e regular é capaz de aumentar o volume do hipocampo, área do cérebro mais relacionada à memória e ao aprendizado.
Ficou convencido? Então vista o tênis mais confortável para você e veja mais conteúdos sobre corrida.