Cuidados que você deve ter com as articulações ao treinar
Em todo o nosso corpo, existem quase 400 articulações e é importante que você saiba como protegê-las durante os treinos
29/08/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Fazer musculação é uma das atividades mais eficientes para quem quer fortalecer as articulações. Todavia, isso só acontece quando os exercícios são realizados de forma adequada. Caso contrário, o risco de gerar lesões é muito grande.
“Essas lesões atingem especialmente a coluna, os ombros e os joelhos. Por isso, existem alguns aspectos relativos aos exercícios que merecem muita atenção”, garante Guilherme Leme, Gerente Técnico e especialista em Condicionamento Físico do Grupo Smart Fit.
Afinal, em todo o nosso corpo, existem quase 400 junturas ou articulações, sendo que algumas delas, como os joelhos, são essenciais para a nossa própria locomoção.
5 cuidados que você deve ter com as articulações ao treinar
Os principais cuidados com as articulações são:
Evitar a sobrecarga durante a musculação
Os ombros, por exemplo, são articulações amplamente utilizadas durante a musculação, no entanto, a sobrecarga deles pode levá-los a sofrer lesões e, em casos mais graves, até comprometer alguns movimentos básicos de forma irreversível e permanente.
“Nesse sentido, evitar os excessos, manter a constância e focar na frequência são coisas essenciais para impedir que as articulações sejam sobrecarregadas”, explica Guilherme.
Manter a postura e fazer os movimentos corretos
Manter uma boa postura e fazer os movimentos de maneira certa também são fatores essenciais durante a prática esportiva. Afinal, os erros podem gerar lesões.
Sempre fazer aquecimento antes das atividades
Aquecer antes de se exercitar é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores maneiras de evitar lesões nas articulações. Afinal, o aquecimento deixa o músculo preparado e faz com que as articulações sejam capazes de suportar melhor os exercícios e os esforços.
Utilizar materiais adequados
“Os itens indicados à prática de atividades físicas também são de grande relevância para as articulações. Os tênis, por exemplo, durante a corrida ou qualquer esporte que gera um desgaste maior, são cruciais para amortecer os impactos do solo”, afirma Guilherme.
Manter uma alimentação saudável
Por fim, uma boa alimentação também “ajuda” as articulações. Afinal, em primeiro lugar, ela evita o sobrepeso, que gera uma sobrecarga nas junturas e eleva o desgaste.
E, em segundo lugar, existem alguns alimentos, como o azeite extravirgem e espécies de peixes, que fortalecem as articulações e auxiliam em sua regeneração após o treino.
Siga essas dicas corretamente e alcance assim os melhores resultados!