Veja 3 dicas para evitar bolhas nos pés durante a corrida
Saiba por que ocorre e o que fazer para passar bem longe desse incômodo
20/07/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Mirela Mazzola
Depois das lesões, elas talvez sejam o maior pesadelo do corredor: sim, as bolhas! Na maioria das vezes, elas ocorrem pelo atrito causado pelo contato entre a meia e os pés em movimento, gerando calor e umidade na região. Quem corre descalço, na areia por exemplo, também pode sofrer com elas, já que os pés ficam em contato direto com o solo. “Várias situações podem levar ao surgimento de bolhas, como problemas ortopédicos e dermatite. Mas entre corredores a causa costuma ser traumas causados pelo tênis. Em geral, usar o calçado adequado resolve”, afirma a dermatologista Regina Carneiro, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Mas, afinal, qual é o calçado certo? Em primeiro lugar, aquele que serve em você. Tênis apertado ou grande demais pode prejudicar sua performance e abrir as portas para o incômodo das bolhas. Aliás, engana-se quem pensa que o mal causado por elas fica restrito à pele dos pés. Como você passa a se movimentar para diminuir o incômodo, ainda pode causar lesões aos joelhos e o tornozelos. Sem contar que, dependendo da intensidade da fricção, as bolhas podem atingir camadas mais profundas da pele e ficar cheias de sangue ou, ainda, levar a machucados mais graves, adiando o retorno aos treinos.
A seguir, veja 3 dicas para evitar as bolhas.
1. Fuja de meias muito grossas
Lembre-se que o calor e a umidade gerados pelo atrito são a principal causa de bolhas. Por isso, evite meias grossas que retenham água e abafem demais a região. “Bolhas causadas por atrito podem ser evitadas com o uso de meias mais macias”, recomenda a médica Regina Carneiro.
2. Escolha um tênis adequado
Além de atentar ao tamanho correto, evite modelos pesados e que absorvam muita água (do suor e da chuva, por exemplo). Ao acumular umidade, a chance de eles causarem bolhas é maior.
3. Use cremes específicos ou vaselina (e continue correndo!)
Existem produtos no mercado que evitam o atrito excessivo e diminuem a chance de bolhas. Vale lembrar ainda que pés calejados pela corrida ficam com a pele mais grossa e resistente. Porém, é importante lembrar de lixá-los caso pretenda entrar em corridas mais longas, já que a pele muito calejada pode se soltar completamente.
Se mesmo tomando todos esses cuidados, as bolhas forem recorrentes, vale consultar um especialista. “O ideal é procurar um dermatologista para que ele verifique a causa e faça o tratamento correto”, conclui a médica.
Precisa de uma sequência de treino para atingir seu objetivo?
Os professores da Smart Fit podem te ajudar seja qual for a sua meta: emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar o condicionamento. Encontre a unidade mais perto de você e conheça os planos disponíveis.