Cuidados com a saúde para treinar no inverno
Hidrate-se, cuide da alimentação e espante a preguiça
07/07/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Nós sabemos que, quando o inverno chega, a vontade de treinar diminui e a cama sempre parece mais atrativa que a academia. E você sabe que treinar no inverno pode garantir inúmeros benefícios ao corpo, principalmente para quem quer emagrecer. Mas, e a saúde, como fica? Fomos investigar.
Dicas de saúde para treinar no inverno
Manter uma rotina de atividade física nos meses mais frios do ano se torna mesmo mais difícil, por inúmeros motivos. E tudo bem! Conversamos com especialistas para entender quais cuidados com a saúde você deve ter para garantir bons resultados.
1. Evite choques de temperatura
Sabe quando sua mãe dizia “leva um casaco que vai esfriar”? Tem fundamento. Variações bruscas na temperatura podem gerar dores de cabeça e baixar a imunidade, abrindo brechas para gripes, resfriados e afins. Sem contar que o conforto térmico também é fundamental para o seu bem-estar. Passar frio nunca é legal!
Leia também: Exercício físico e imunidade: dicas para melhorar a defesa do organismo.
2. Não esqueça de beber água
É mesmo difícil continuar se hidratando de maneira apropriada no frio. Bebida quente não substitui a água, tá? Então, insista!
- Deixe sempre uma garrafinha por perto;
- Experimente águas saborizadas naturais, como com gotas de limão, rodelas de frutas cítricas. “São uma delícia e ainda agregam vitaminas”, diz Paloma Coura, nutricionista do Smart Fit Nutri (app de consultas online com nutricionistas da Smart Fit).
- Complemente com a alimentação, preferindo alimentos ricos em água, como pepino, melancia, alface, tomate. Outra boa sugestão: as sopas e caldos, que aquecem e são nutritivas.
- Estabeleça metas sobre a quantidade de água a ser consumida diariamente.
3. Cuide da alimentação
Sim, você precisa buscar um cardápio variado, de preferência, com a ajuda de um especialista. Frutas, verduras e legumes, carboidratos, proteínas e gorduras boas, como azeites, castanhas: é preciso reforçar o sistema de defesa do nosso corpo para enfrentar as temperaturas baixas. Por mais que a ideia de ficar embaixo das cobertas comendo chocolate seja tentadora, o ideal é ingerir bastante água, consumir legumes e verduras em abundância, principalmente os ricos em vitamina C.
Veja também: O que comer em dias frios, segundo uma nutricionista.
4. Peça a ajuda de especialistas
Muitas vezes, sair para praticar exercícios nos dias mais frios é um desafio! Mas, os benefícios de treinar no inverno podem ser maiores do que você imagina. A Smart Fit te ajuda nessa jornada!
- Capriche no aquecimento e faça uma sequência de exercícios otimizada. Os professores da Smart Fit podem te dar uma mãozinha, com treinos personalizados! Veja aqui a unidade mais próxima de você.
- Ajuste a sua alimentação com a orientação de um nutricionista. Fazer adaptações e escolher os melhores produtos da estação também é fundamental. Conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a montar pratos mais inteligentes e saborosos! Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida.