Dor pós treino é sinal de resultado?
O que dá resultado é a consistência e o plano de treinamento como um todo.
14/09/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
Você acorda com dor depois de ter um dia intenso de treino? É uma parte natural do processo de recuperação, e a dor (na maioria dos casos) significa apenas que seus músculos estão trabalhando exatamente como deveriam. Mas será que a ausência dela, então, significa que o treino não vai render resultados?
Não necessariamente.
“Sentir ou não dor depois do treino não significa mais ou menos resultados. Apenas o nível de intensidade e volume empregado naquele dia de treinamento”, diz a educadora física Amanda Galindo, do SmartFit Coach.
O que dá resultado é a consistência e o plano de treinamento como um todo, não o dia isolado de treino. Por isso, pode ter dias que você não vai sentir dor e isso não afeta em nada seu progresso.
Por que sentimos dor depois de um treino?
A dor pós-treino na forma de dor muscular na verdade significa lesão – mas não do tipo ruim. Ela está relacionada a microlesões no nível do músculo esquelético.
Embora existam várias teorias científicas sobre por que isso ocorre, ainda não é completamente compreendido. O que se entende é que o esforço faz micro-lesões no músculo (essas lesões, no entanto, são necessárias para o fortalecimento do tecido) e o processo de reconstrução desses “rasgos” é que causa a dor.
Por que a dor para após algum tempo?
Parar de sentir dor após um treino não significa necessariamente que é hora de mudá-lo. Se você fizer o mesmo treino repetidamente, seu músculo vai acabar “acostumando” e parando de “rasgar”, mas a repetição também é necessária para obter resultados. Ou seja, você ainda estará colhendo recompensas – mas eventualmente é indicado aumentar o volume ou mudar o exercício para continuar desafiando o músculo.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: