Emagrecer é diferente de perder peso
Confira alguns mitos e verdades sobre como emagrecer sem perder massa muscular
30/05/2022 ● Tempo de leitura: 5 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Quando pensamos em perder peso, uma das primeiras coisas que vem à mente são as dietas, né? Elas são capazes de trazer resultados rapidamente. O problema é que muita gente não tem um acompanhamento adequado e até vê um resultado na balança. Só que essas pessoas acabam perdendo massa muscular ao invés da gordura, o que pode não ser nada saudável.
Para te ajudar a evitar isso, o Smart Fit News conversou com especialistas e separou alguns mitos e verdades sobre como emagrecer sem perder massa muscular. Confira!
A balança é sua melhor amiga – MITO!
A balança que você tem em casa ou aquela conhecida por estar nas portas de farmácia podem atrapalhar a sua percepção de resultados. Ao treinar você perde gordura, mas ganha massa magra. Isso quer dizer que embora a gordura comece a desaparecer, seus músculos se tornam mais encorpados. O professor do departamento técnico da Smart Fit Guilherme Micheski dá mais detalhes sobre esse processo: “A balança mede a quantidade de massa corporal: ao se pesar é colocado em número tudo que você tem em seu corpo (órgãos, ossos, massa muscular, gordura, entre outros). Se o seu objetivo é a perda de gordura, o ideal seria comparar gordura com gordura. E ao utilizar uma balança simples colocamos líquidos, gordura, entre outros fatores que variam muito conforme a rotina, os treinos e alimentação”.
Portanto, se a balança continua marcando o mesmo peso desde que você começou a praticar exercícios físicos com frequência e a se alimentar melhor, não entre em pânico. Pode ser que tenha emagrecido sem perder peso.
Parece confuso, mas o princípio é simples: você pode emagrecer ao reduzir a quantidade de gordura no corpo, enquanto mantém o peso ao ganhar massa muscular.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, perder peso significa reduzir o montante do valor numérico da massa corporal total. Isso quer dizer que se você pesava 56kg, e agora pesa 52kg, perdeu peso. Por outro lado, emagrecer significa reduzir o percentual de gordura do corpo. E a troca de gordura por massa muscular é muito saudável para o seu corpo.
Tá, mas como é que alguém separa tudo isso? Dá para pesar separado? Até dá para ter uma ideia de onde vem o “peso” de cada uma dessas coisas com a ajuda da bioimpedância. Então você até pode se pesar, claro, mas o ideal é que seja do jeitinho certo para medir o que realmente importa.
A sua dieta não pode ter proteínas – MITO!
Na hora de buscar o emagrecimento saudável e manter a sua massa muscular e óssea, você não pode deixar de consumir carne e produtos lácteos. Nesses alimentos existem proteínas essenciais para o nosso corpo, não as deixe de fora da sua dieta! Se a sua ideia é não abusar, prefira carnes magras e laticínios de baixo teor de gordura.
Precisa fazer exercícios físicos – VERDADE!
Quando você se exercita, você estimula o seu músculo e, ao mesmo tempo, aumenta o metabolismo de gordura. Aqui é onde a gente encontra uma das principais chaves da receita de como emagrecer sem perder massa muscular.
Se eu treinar 8x na semana irei emagrecer e ficar forte mais rápido – MITO!
Não adianta pegar tão pesado! Descanso é sempre muito importante, tanto para quem quer perder peso, quanto para quem quer ganhar massa muscular.
Dar um tempinho também é importante para o seu corpo se recuperar dos exercícios. Isso evita lesões e ajuda a melhorar a sua resistência.
Preciso trocar carbo simples por carbo complexos – VERDADE!
Os açúcares e as farinhas são os chamados carboidratos simples. Na busca pelo emagrecimento saudável e balanceado, substitua esses alimentos por grãos e cereais integrais, que são os alimentos com carboidratos complexos.
Musculação não emagrece, aeróbico sempre é a melhor opção – MITO!
A grande sacada está em combinar os dois! Para ganho de massa muscular, qualquer exercício pode te ajudar. “Para melhores efeitos, é muito importante utilizar cargas, além de treinar com uma frequência de pelo menos 3 a 5x na semana, e focar em uma alimentação adequada com acompanhamento de um nutricionista”, conforme acrescenta Expedito Silva, professor da Smart Fit e consultor do Smart Fit Coach.
Agora, se o seu objetivo é a perda de peso, é muito importante conciliar o treino aeróbico com o treino de musculação ou, até mesmo, realizar treinos HIT, HIIT e treino funcional. “Procure sempre a orientação de um profissional, para assim realizar um planejamento seguro e que vai te ajudar a alcançar seu objetivo”, explica o professor.
É melhor eliminar os excessos durante a dieta – VERDADE!
Não faça mudanças drásticas na sua alimentação! Quando fazemos isso, o nosso corpo tende a conservar gordura por uma necessidade biológica. Então, a nossa dica é: vá eliminando os excessos durante o processo da dieta.
Consultar um nutricionista também é importante, viu? Este profissional vai saber guiar melhor a sua alimentação de acordo com os seus objetivos e necessidades.
Perder peso: gordura x gordura magra
O corpo humano é formado por três tipos de tecidos:
- Massa de gordura;
- Massa livre de gordura: massa muscular, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões;
- Fluidos extracelulares e intracelulares.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), as células de gordura ficam localizadas sob a pele e entre as vísceras, e são formadas principalmente por triglicerídeos.
Elas têm capacidade de armazenamento, ou seja, quando uma pessoa consome mais do que gasta, a célula cresce até seu limite e depois se multiplica, causando o ganho de peso.
Por isso, segundo a Asbran, a gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas e começa a se instalar também em órgãos com o fígado e o pâncreas.
Gordura em excesso está, ainda, associada a doenças como diabetes e obesidade.
A massa magra, por outro lado, é fundamental para a saúde dos ossos e músculos, incluindo o coração. Também é importante quando o corpo fica doente e o sistema imunológico entra em ação, requerendo proteínas para combater a doença e se recuperar.