Está estressado? Então, tenha cuidado ao se exercitar
Você já ouviu falar que treinar ajuda a relaxar, mas e estressado?
13/04/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Thais Szego
As atividades físicas podem ajudar o organismo a combater o excesso de adrenalina e cortisol, conhecidos como hormônios do estresse – aquele que te deixa bem estressado -. Eles ficam dando sopa na nossa circulação sanguínea quando estamos prestes a ter um ataque de nervos e fazem o coração bater mais rápido, a respiração ficar mais curta e os músculos enrijecidos.
Correr para a academia ou para o parque nesses momentos pode não ser uma ideia tão boa. Isso porque, nessas situações as pessoas tendem a canalizar a raiva para os exercícios e não prestam atenção direito no que estão fazendo. “Daí, há grandes chances do indivíduo realizar um movimento errado e se machucar”, alerta Luciene Mendes Bastos, especialista do Smart Fit Coach. E a questão de a musculatura estar tensionada piora ainda mais a situação, porque qualquer movimento mais forte pode provocar uma lesão.
Outro fator que precisa ser levado em consideração nesse caso é que até mesmo a visão periférica do praticante fica comprometida quando as tensões se acumulam. Com isso, você simplesmente deixa de enxergar com clareza o que está acontecendo à sua volta e o risco de tropeçar em um halter que alguém deixou no chão ou trombar com outro jogador em uma partida de futebol, por exemplo, é grande. Mais raros, mas não menos importantes são os episódios de falta de ar, principalmente para quem já tem o fôlego mais curto.
Por que nem sempre dá pra treinar estressado?
O que acontece é que durante as atividades aeróbicas o sistema cardiovascular precisa trabalhar dobrado para oxigenar o corpo. Some isso à descarga hormonal provocada pelo nervosismo e pronto: os batimentos cardíacos aceleram ainda mais. Com isso pode haver um estreitamento temporário dos brônquios como reação a essa sobrecarga, o que dificulta a passagem do ar.
É por todas essas razões que alguns especialistas indicam esfriar a cabeça antes de começar a treinar. Quinze minutos divididos entre alongamento e aquecimento já ajudam bastante a dar uma relaxada. Mas, se você estiver muito estressado ou cansado, o ideal é ir para casa e não exigir demais do corpo.
Quem costuma encarar esse tipo de situação com frequência precisa reavaliar a sua rotina, afinal, diferentemente dos casos temporários de tensão extrema, a turma que vive com os nervos à flor da pele pode e deve praticar esportes, pois quem treina com frequência enfrenta melhor as tensões do dia a dia.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: