Estafa mental e física: o que é e como combatê-la
Você se sente constantemente cansado? Isso pode ser um problema
03/10/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Burnout, esgotamento, estafa… Ela tem muitos nomes, mas é importante ressaltar que vai além do simples cansaço: trata-se de uma síndrome causada pela sensação constante de estar sobrecarregado.
“Nosso cérebro não foi feito para raciocinar e se concentrar 100% do tempo. No mínimo, é preciso manter algumas horas por dia sem pensar no trabalho, afazeres, sem se exercitar…”, afirma Dr. Fernando Gomes, médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de São Paulo.
A seguir, a gente te explica o que é a estafa física e mental e como combatê-la.
O que é estafa mental?
Acontece com todo mundo em algum momento ou outro: nossas vidas ficam ocupadas à medida que lidamos com diversas responsabilidades diárias e esquecemos de dar um passo para trás e descansar. É aí que pode ocorrer a estafa mental.
O resultado é sentir pouca emoção e motivação até para as coisas que você costuma gostar, estando sempre com a sensação de esgotamento. Você pode sentir dúvidas, desamparo, derrota e fracasso, sentir que está sozinho, perder o senso de propósito e se sentir cada vez mais cínico, insatisfeito e incapaz.
O que é estafa física?
Originalmente, o termo era aplicado apenas ao estresse relacionado ao trabalho. No entanto, muitos psicólogos veem a estafa como qualquer tipo de condição estressante e prolongada – e isso inclui exercícios físicos.
O treino nada mais é que uma maneira de colocar seu corpo em estado de estresse e, fazer isso constantemente e sem descanso pode levar a um estado de estafa física, fazendo com que você se sinta muito cansado e sem energia. Você pode ficar doente com frequência, ter lesões, dores no corpo e dores de cabeça recorrentes, perder o apetite ou sentir insônia.
Quais são os riscos da estafa?
Além de comprometer o desempenho na rotina diária, a estafa pode ainda desencadear doenças como depressão, hipertensão, fobias e ansiedade.
Fisicamente, o esgotamento pode causar ganho de peso, dores de cabeça, colesterol alto, doenças cardíacas, problemas estomacais e gastrointestinais, dores musculares e articulares, problemas respiratórios, lesões e até morte precoce.
Como combater a estafa física e mental?
Converse com seu supervisor (seja de trabalho ou treino) ou familiares
Tente explicar como está se sentindo e discuta uma carga de trabalho ou de treino mais gerenciável. A comunicação é importante para criar um ambiente saudável.
Durma o suficiente
O sono é vital para uma boa saúde física e mental. Se você não está recebendo o suficiente, é provável que isso leve ao esgotamento. Priorize dormir o suficiente.
Experimente uma atividade relaxante
Ioga, meditação ou tai chi podem ser ótimas maneiras de aliviar o estresse.
Esteja atento
A tal da “atenção plena” significa prestar atenção ao que você está fazendo no momento e não se preocupar com atividades futuras. Isso faz com que você se concentre internamente e saiba como está se sentindo no momento.
Encontre apoio
O apoio de colegas de trabalho, amigos e familiares de confiança é importante. Encontrar um terapeuta também é uma ótima maneira de discutir seus sentimentos e obter apoio.
Como os exercícios podem ajudar na estafa?
Quando você sofre de esgotamento, seu cérebro sofre um nível de exaustão que sobrecarrega o sistema nervoso central e diminui a cognição mental. O exercício (quando feito de forma adequada e com períodos de descanso) fornece uma regeneração cognitiva que permite a recuperação do sistema nervoso central.
De acordo com estudos, apenas uma sessão de 30 minutos de exercício moderado já melhora a sensação de humor, cansaço, inquietação, capacidade cognitiva autopercebida e motivação.
E o exercício também melhora o sono, uma vez que mover o corpo aumenta o desejo de dormir, além de reduzir a ansiedade e estresse.
3 exercícios para combater a estafa
Não sabe por onde começar? Esses exercícios são fáceis de implementar hoje e não requerem equipamento.
Ioga: Praticar ioga combina atividade moderada com atenção plena e meditação. Experimente uma combinação de fluxos vinyasa e yin yoga restaurador. Se você é iniciante, pode contar com nossa série de vídeos sobre Ioga na área gratuita do Smart Fit App.
Caminhada: Caminhar rapidamente pode aumentar sua frequência cardíaca e ajudar a respirar ar fresco e sol, o que contribui para um ciclo saudável de sono-vigília.
Dançar: Dançar não só pode ser divertido, mas também é a oportunidade perfeita para curtir um pouco de música, o que ajuda a acalmar o sistema nervoso e a diminuir os níveis de cortisol. Também estimula a produção de dopamina, a substância química da felicidade do cérebro.