Como evitar lesão no joelho
Saiba quais os tipos de lesões comuns e como fortalecer os joelhos com exercícios físicos.
03/04/2025 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
À medida que envelhecemos, a lesão no joelho se torna cada vez mais frequente. Esses danos são particularmente prevalentes em pessoas com sobrepeso ou sedentárias mas, curiosamente, também em quem faz exercícios, já que a forma incorreta pode levar a lesões frequentes.
A seguir, nós te ensinamos tudo que você precisa saber para evitar lesão no joelho.
Principais tipos de lesão no joelho
Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, explica as lesões mais comuns:
Condromalácia patelar
“A condição é caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da rotula ou patela, osso localizado na frente do joelho. A doença pode ser causada por uma série de fatores que incluem, além de traumas, sobrepeso, sedentarismo, desalinhamento do joelho e prática excessiva e incorreta de exercícios de alto impacto”, diz o ortopedista.
Lesões no menisco
O menisco é a cartilagem que serve como amortecedor para absorver e distribuir o impacto na região. “Geralmente, essas lesões surgem após traumas, como torções e movimentos bruscos durante atividades físicas. Idosos também são mais propensos a sofrer com o problema”, afirma o especialista em joelho.
Artrose
A artrose é uma doença articular degenerativa que afeta a cartilagem das articulações e causa alterações ósseas, provocando dores, deformidades e dificuldade de mobilidade. “A doença afeta principalmente a terceira idade, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens por trauma e sobrecarga excessiva nas articulações geradas por obesidade ou prática exagerada e incorreta das atividades físicas.”
Causas da lesão no joelho
Os danos no joelho ocorrem como resultado da erosão da cartilagem que aumenta gradualmente à medida que envelhecemos. Também pode ser causado por:
- Sobrecarga nos joelhos (aguentando muito peso)
- Lesão ou impacto sustentado nos joelhos (por exercícios)
- Osteoporose em mulheres na pós-menopausa
- Genética
- Receber injeções nas articulações
Sintomas da lesão no joelho
Todos nós podemos avaliar se estamos sofrendo de lesão no joelho observando os seguintes sintomas:
- Dor no joelho que piora quando o joelho está sendo usado e é aliviada pelo repouso.
- Articulação “presa”, causando dificuldade para estender ou flexionar o joelho.
- Um joelho inchado, causado por inflamação no tecido da articulação ou acúmulo de líquido dentro da articulação.
- Som suave nos joelhos ao se levantar de uma posição sentada ou ao caminhar.
- Sensação de que os ossos da articulação estão se esfregando.
- Músculo ao redor da articulação do joelho diminui de tamanho ou fica mais fraco.
- Em casos graves de lesão no joelho, a articulação do joelho cede e perde sua forma regular.
Tratamentos e recuperação
O tratamento pode vir em formas medicamentosas e não medicamentosas. Além disso, pode envolver o paciente realizando exercícios direcionados para aumentar a força do joelho e perder o excesso de peso.
Também pode envolver a artroplastia total do joelho, uma forma de cirurgia adequada para pacientes com danos graves no joelho, especialmente aqueles seriamente afetados pela condição.
8 dicas essenciais para evitar danos no joelho
- Perca peso: Para aqueles que já estão acima do peso, perder 5 quilos pode reduzir o risco de danos no joelho em até 50%.
- Evite impactos fortes sem orientação: Em geral, os danos no joelho ocorrem como resultado da prática incorreta de alguns tipos de esporte, como corrida.
- Pare de ser negligente com seus joelhos: No geral, evite ajoelhar-se, sentar-se de pernas cruzadas ou sentar-se com os joelhos dobrados por longos períodos de tempo.
- Evite sobrecarregar os joelhos: Tente evitar, por exemplo, pular, levantar objetos pesados ou atividades que dependam do trabalho duro dos joelhos.
- Faça exercício: Fortalecer os músculos na parte frontal da articulação do joelho ajudará na flexão do joelho. Consequentemente, a dor no joelho reduz consideravelmente.
- Selecione o calçado certo: Escolher o calçado correto para se adequar à atividade é essencial. Os sapatos corretos ajudarão você a reduzir o risco de lesões.
- Aumente o consumo de alimentos benéficos: Isso se aplica a alimentos que podem ajudar a fortalecer o joelho, com frutas ácidas e frutos do mar.
- Reduza a ingestão de alimentos que danificam as articulações: O sódio causa um desequilíbrio nos fluidos corporais e aumenta o líquido nas articulações. O açúcar, quando consumido em grandes quantidades, não só leva ao excesso de peso corporal, mas também aumenta os níveis de açúcar no sangue, o que aumenta significativamente a inflamação em todo o corpo.
Como fortalecer o joelho com exercícios
O tratamento e prevenção de lesão no joelho exige que o paciente passe por treinamento de força. Isso ocorre porque o treino previne a deterioração da força muscular ao redor da articulação do joelho.
“O treino recomendado para reduzir a sobrecarga e aumentar a longevidade da articulação do joelho deve incluir exercícios de fortalecimento de quadríceps, de músculos estabilizadores do quadril, como os glúteos, e do core”, diz Carolina Machado, professora do Smart Fit Coach. Entre eles estão os agachamentos, leg press e os exercícios de isometria, como a prancha.
Aqui você confere os exercícios indicados por ela para fortalecer o joelho.