Como os exercícios ajudam na sua autoestima
E não estamos falando (só) dos resultados que você vai ver no corpo
17/03/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Olhar-se no espelho e perceber que alguma gordura que te incomodava foi embora ou que o aumento de músculos está te deixando com os braços ou glúteos maiores é ótimo para a confiança, claro.
Mas, quando se trata de melhora na auto-estima, praticar exercícios produz efeito muito mais rápido do que os resultados na aparência.
Um estudo sobre o impacto a curto e longo prazo da prática de atividade físicas na autoconfiança, mostrou que elas têm efeito tanto diretos quanto indiretos nesse quesito.
Nele, os pesquisadores mediram o índice de massa corporal (IMC) dos voluntários e descobriram que, ao praticar exercícios com regularidade, os níveis de aptidão física percebida e de imagem corporal melhoraram — mesmo quando o IMC não era afetado!
Como o exercício melhora sua confiança – além dos resultados no corpo
1. Ele melhora sua saúde mental
O exercício melhora a saúde mental. Através do equilíbrio de hormônios (aumentando os do bem-estar e diminuindo os do estresse), ele reduz a depressão, a ansiedade e o humor negativo, bem como alivia a baixa autoestima e o isolamento social.
2. Você se sente mais forte
O exercício regular torna seu corpo mais forte e reduz o risco de pressão alta e doenças crônicas. Mesmo que você não veja os músculos, perceber-se mais forte e disposto realizando coisas que você antes não conseguia libera hormônios de bem-estar no cérebro, fazendo você se ver de uma maneira melhor.
3. Você ganha um senso de realização
Atividade física é sobre definir e atingir metas. O sucesso de criar uma rotina de cumprimento traz uma sensação de realização. Ao atingir seus objetivos de exercícios, você aumenta sua resistência emocional até sentir que não há nenhuma meta pessoal que você não possa conquistar!
4. Você aumenta o poder cerebral
O exercício torna você mais inteligente. Quando faz exercícios aeróbicos, você alimenta seu cérebro com valiosos nutrientes e ajuda a função cognitiva. Após o exercício, você se sente mais alerta e focado, capaz de cumprir as tarefas do dia com mais eficiência. Isso também ajuda a melhorar sua autoestima.
Estratégias para melhorar (ainda mais) a autoestima através do exercícios
Como você viu, só por praticar exercícios você já vai dar aquele boost na autoestima. Mas para ir além, aqui vão algumas dicas para deixar esse processo ainda mais poderoso:
1. Afirmações positivas
A maneira como pensamos e falamos para nós mesmos influencia fortemente nossa autoestima. Se você perceber que está tendo pensamentos negativos sobre si, literalmente diga a si mesmo (em sua cabeça ou em voz alta) “PARE” e, em seguida, reformule o pensamento. Por exemplo, se você não está conseguindo levantar tanto peso quanto ontem e começar a pensar “eu nunca vou progredir”, diga “PARE!” e pense “está tudo bem, hoje foi um dia estressante, é normal ter essas mudanças”.
2. Encontre sua tribo
Você já ouviu falar que começa a se tornar como as 5 pessoas com quem passa mais tempo? É importante se rodear de pessoas positivas, mesmo na academia, que te darão uma avaliação honesta, mas positiva, de quem você é de seus resultados.
3. Faça um plano realista
Prepare-se para ter sucesso na sua jornada fitness planejando sua rotina de exercícios com antecedência e sendo honesto sobre o tempo e a energia que você tem para dedicar ao seu exercício naquela semana/mês. Defina uma meta realista para cada mês, como aumentar 1 kg de peso que você levanta no exercício ou perder 300 gr.
4. Comemore!
Celebre suas conquistas: para cada objetivo que você atingir, faça algo especial. Decida com antecedência como você vai comemorar sua conquista e, em seguida, vá em frente! Algumas dicas são: comprar uma roupa nova, assistir um filme no cinema ou marcar uma massagem. Reserve um tempo para refletir sobre o trabalho duro que você fez para alcançar sua missão: você merece!