Exercícios na menopausa: como manter o corpo ativo nesse período?
A atividade física alivia os sintomas e previne problemas de saúde
16/08/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Independente da sua situação, praticar atividades físicas regulares é uma ótima forma de se manter saudável, mas no caso dos exercícios na menopausa as vantagens incluem ainda melhoras de humor, fortalecimento dos ossos e combate à insônia, tão comum nessa fase.
Afinal, a atividade física libera um maior contingente de endorfina no sangue, promovendo o bem-estar físico e emocional, e contribuindo assim para que as mulheres se sintam mais confortáveis e confiantes, além de mais relaxadas para enfrentar esse período.
No entanto, para isso é necessário praticar os exercícios na menopausa, pelo menos, 2 vezes por semana com duração de 1 hora ou diariamente durante 30 minutos.
“Você pode caminhar, fazer hidromassagem e até mesmo academia”, aconselha Guilherme Leme, Gerente Técnico e especialista em Condicionamento Físico aqui da SmartFit.
Exercícios na menopausa: conheça algumas opções
Alguns bons exemplos de exercícios para fazer durante a menopausa são:
Caminhada
Democrática por natureza, a caminhada é um ótimo exemplo de exercícios na menopausa, pois envolve poucos riscos. Além disso, ela pode ser feita na esteira, na academia ou mesmo no seu bairro, em sessões de 30 minutos três ou quatro vezes na semana.
Hidroginástica
A hidroginástica trabalha todo o corpo e não causa lesões nas articulações. Além disso, por ser feita na água, você não precisa ficar se incomodando com o suor típico dessa fase.
Musculação
A musculação conserva a massa magra do corpo e ajuda a manter a integridade óssea, prejudicada pela menopausa. Por isso, ela é indicada duas ou três vezes por semana.
Além disso, na academia, os exercícios podem ser adaptados, previstos e realizados de forma mais lenta para diminuir o sofrimento com o estresse e o calor, por exemplo.
Atividades diferentes
Experimente sair do comum com atividades diferenciadas.
Na Smart Fit, além dos treinos de musculação, os alunos podem fazer aulas coletivas de dança, alongamento, HIIT, entre outras modalidades. “Precisamos atrelar o gosto pessoal com a justificativa técnica, de acordo com o objetivo”, explica o gerente técnico.
Mas não se esqueça da importância de fazer uma avaliação física. Na Smart Fit, por exemplo, podemos te indicar as atividades certas para atingir os seus objetivos.
“Pensando na frequência, por exemplo, o melhor caminho é optar por algo que seja prazeroso”, comenta Guilherme. Ou seja, se prefere estar ao ar livre, pense em caminhar ou andar de bicicleta. Caso goste de socializar, opte por esportes ou treinos na academia.
O importante mesmo é buscar algo que você consiga sentir prazer de fazer sempre.