Exercícios para prevenir problemas cardíacos
Saiba qual a relação das atividades físicas com a prevenção de problemas de cardiovasculares
12/05/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Já não é segredo para ninguém que os exercícios físicos podem ser mais que aliados na hora de prevenir doenças e cuidar da sua saúde. Portanto, colocar o corpo em movimento é a melhor dica para quem tem problemas de coração. Se você está com medo de treinar, pode ir deixando isso de lado e a gente te explica porquê!
Como a atividade física afeta minha saúde?
Nosso corpo foi programado para estar em movimento. Por conta disso, é esperado que ele funcione melhor quando estamos praticando alguma atividade física. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstra isso: segundo dados, o sedentarismo é o quarto principal fator de risco de mortes ao redor do mundo. Colocar o seu corpo em movimento auxilia no controle da diabetes, obesidade, colesterol, hipertensão e triglicerídeos, por exemplo. A prática de atividade física regular pode proporcionar muitas melhoras para aqueles que enfrentam dificuldades de saúde ou, até mesmo, correm o risco de enfrentar.
Tenho problemas cardíacos: exercícios são minha solução?
Não praticar exercícios eleva os riscos de doenças graves, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Quando falamos de prevenção e tratamento de problemas cardíacos, a prática regular de atividade física pode melhorar a sua condição cardiovascular e, com isso, os principais fatores de risco para infartos ou derrames diminuem.
Então, chegamos na conclusão: os exercícios físicos devem fazer parte da rotina de quem busca a prevenção ou o tratamento de doenças cardiovasculares. Até porque, quando realizados sob a supervisão adequada, eles conseguem chegar nos problemas diretamente ligados ao coração e ao sistema circulatório.
Quais exercícios ajudam a prevenir e tratar doenças cardíacas?
As disfunções cardíacas e circulatórias são cada vez mais frequentes, por isso é importante se manter informado sobre elas. Duas doenças comuns são a HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e a aterosclerose. Ambas são provocadas por um conjunto de fatores genéticos, ambientais e comportamentais, sendo capazes de desencadear outros distúrbios na nossa saúde.
Abaixo listamos os principais exercícios recomendados para a prevenção e tratamento destas doenças cardíacas:
HAS
A HAS ou, como mencionamos, Hipertensão Arterial Sistêmica é capaz de fazer com que o nosso corpo crie uma resistência ao fluxo sanguíneo, que pode ter diversas causas e trazer consequências graves. Algumas delas são o rompimento de grandes vasos, de vasos cerebrais ou desenvolvimento de hipertrofia cardíaca patológica – doença que faz aumentar o coração e que pode se transformar em insuficiência cardíaca.
Para pessoas que apresentam HAS, é importante trabalhar tanto os aeróbios quanto a musculação, que deve ser de intensidade moderada e com duração inicial de uma hora por sessão. Os exercícios contribuem para a estabilização do problema, porque atuam tanto nas causas centrais quanto nas periféricas e acabam diminuindo a resistência da passagem do fluxo sanguíneo.
Aterosclerose
Já a aterosclerose é uma inflamação na parede dos vasos sanguíneos, causada pelo nível alto de LDL (o famoso “colesterol ruim”), que provoca a formação de placas de gordura, chamadas de ateromas. Essas placas endurecem e estreitam os vasos sanguíneos, que entopem e causam problemas cardíacos bem sérios, como infarto.
Os principais benefícios diretos do exercício físico em relação a essa doença estão na diminuição da gordura em todo o corpo e no aumento das concentrações do HDL, o “colesterol bom”, necessário para dar energia e remover as placas. O trabalho de musculação deve ser de intensidade moderada a alta, para otimizar a utilização da gordura e aumentar o HDL.
Quando falamos em atividade física o nosso lema é: quanto mais, melhor para o nosso coração. Isso mesmo! Qualquer exercício físico já é bom para o coração e pode apresentar resultados positivos. Os mais recomendados na prevenção de todos os tipos de doenças cardíacas, como pudemos perceber através da HAS e da aterosclerose, são os exercícios aeróbicos, a musculação e o alongamento.
O gerente técnico da Smart Fit Thiago Moreira explica: “o exercício aeróbio contribui para a saúde cardiovascular melhorando os níveis de colesterol, aumentando a distribuição de sangue para os tecidos e aumentando a força do coração. Já a musculação pode ajudar na redução da pressão arterial de forma crônica e aguda”.
Então, chegou a hora de colocar o corpo em movimento! Seja caminhando, fazendo yoga ou treinamentos de resistência e força, você já vai proporcionar uma melhora na sua saúde. Mas vale lembrar que quando iniciamos a prática, existe um processo que acontece gradualmente em relação à frequência, intensidade e duração dos exercícios, não pegue pesado!