Como prevenir o câncer de mama?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil teve, em média, 66 mil novos casos de câncer de mama. Ainda que o país tenha uma alta incidência de câncer de mama, a taxa de mortalidade é baixa. Isso está relacionado principalmente ao acesso a diagnóstico e tratamento adequado no tempo oportuno. Para dar um […]
31/10/2019 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil teve, em média, 66 mil novos casos de câncer de mama. Ainda que o país tenha uma alta incidência de câncer de mama, a taxa de mortalidade é baixa.
Isso está relacionado principalmente ao acesso a diagnóstico e tratamento adequado no tempo oportuno.
Para dar um parâmetro, entre 2000 e 2015, o Brasil conseguiu aumentar o percentual de casos diagnosticados nos estágios in situ (considerado zero) e I em cerca de 10%.
Ou seja, quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maior as chances de sucesso do tratamento médico.
Descubra o que você pode fazer para se prevenir!
O que você pode fazer para prevenir o câncer de mama?
Não existe uma fórmula mágica para prevenir o câncer de mama, mas existem coisas que você pode fazer para diminuir seu risco.
Embora alguns fatores de risco, como histórico familiar ou certas alterações genéticas, não possam ser alterados, você ainda pode mudar seu estilo de vida para tentar reduzir o risco de câncer de mama.
Veja só:
-
Exercite-se regularmente: Praticar exercícios físicos pode te ajudar a manter um peso saudável, o que ajuda a prevenir o câncer de mama. Procure fazer algum tipo de atividade pelo menos 30 minutos por dia.
-
Tenha uma alimentação saudável: Além de diminuir o risco de câncer de mama, ter uma dieta mais equilibrada pode te ajudar a prevenir outras doenças, como diabetes. Lembre-se incluir frutas e legumes no seu cardápio!
-
Deixe o cigarro de lado: Alguns estudos sugerem uma ligação entre fumar e a chance de ter câncer de mama, principalmente em mulheres na pré-menopausa. Talvez seja o momento de deixar o cigarro de lado, né?
Com essas mudanças no seu estilo de vida, você deixa seu corpo mais forte para lutar contra o câncer de mama.
Leia também: