Como a alimentação e a atividade física afetam nosso metabolismo
Quem explica é a nutricionista do Smart Fit Nutri, Gabriela Rodrigues
25/07/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Mirela Mazzola
Se você tem alguma familiaridade com o universo da nutrição, sabe: emagrecer com saúde envolve muito mais que contar calorias e se exercitar como se não houvesse amanhã. Perder peso de forma consistente, na grande maioria das vezes, também acarreta pensar em outros hábitos, como a melhora do sono e o controle do estresse. Nessa equação entra ainda um fator importante: o metabolismo.
O que é metabolismo?
De maneira geral, o metabolismo designa toda reação bioquímica que acontece no interior de uma célula e do nosso corpo. Ou seja, ele é fundamental para a manutenção de qualquer atividade do organismo – além de responsável pela degradação de carboidratos e proteínas, entre outros nutrientes, para a geração de energia.
Existe ainda o chamado metabolismo basal, que consiste na energia mínima que o corpo precisa para exercer funções vitais, como o bombeamento de sangue pelo coração, as atividades do sistema nervoso e a respiração. Ele é medido em calorias – isso mesmo, gastamos calorias mesmo estando parados – e varia bastante de acordo com a idade, o gênero, a atividade hormonal e as características genéticas de cada pessoa. É sabido, por exemplo, que indivíduos com maior índice de massa muscular costumam apresentar taxas mais altas de metabolismo basal, já que a manutenção dos músculos queima mais calorias que a da gordura.
Ou seja, a atividade física pode interferir diretamente no nosso metabolismo, favorecendo a queima calórica com menos esforço. “A prática de exercícios influencia de maneira positiva no metabolismo, pois ajuda a gerar mais massa muscular e, consequentemente, maior gasto calórico ao longo do dia – mesmo que em repouso –, acelerando o processo de perda de peso“, explica Gabriela Rodrigues, nutricionista do Smart Fit Nutri.
Gabriela lembra ainda que até existe uma relação entre alimentação e metabolismo, mas que ela não é tão direta como se pode pensar: “Existem alguns alimentos que realmente poderiam ter a capacidade de acelerar o metabolismo, os chamados termogênicos. Mas para que eles causassem algum efeito real seria preciso consumi-los em grandes quantidades, o que pode ser prejudicial”, diz a nutri. Entre os alimentos termogênicos mais conhecidos estão o gengibre, a canela, o café e a pimenta vermelha. “Nenhum alimento isoladamente tem esse efeito de aceleração metabólica. Se você visa um possível aumento no metabolismo, a dica é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente”, completa.
Dica: converse com um especialista
O Smart Fit Nutri é o app de nutrição da Smart Fit. Nele, um time de nutricionistas está disponível todos os dias para consultas e também para tirar dúvidas – um apoio e tanto para você alcançar seu objetivo, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas melhorar a alimentação. Além disso, você recebe um cardápio personalizado, realiza exame de bioimpedância (que mostra sua porcentagem de gordura) e tem um acompanhamento especializado.