Para que serve a Vitamina D? Descubra a importância e seus benefícios para a saúde!
Sabemos que aqueles minutinhos de sol fazem toda a diferença para a saúde e bem-estar! Mas você sabe para que serve a Vitamina D?
09/06/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
A maioria de nós sabe que a exposição saudável ao sol traz benefícios à saúde. Os horários ideais para esse “banho solar” são: até as 10h, pela manhã, e depois das 16h, à tarde. E o intuito é justamente fazer o seu corpo produzir a tal Vitamina D. Nessa matéria, conversamos com especialistas para você entender porque ela pode fazer toda a diferença em nossa saúde. Confira!
Afinal, para que serve a Vitamina D?
A Vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura, de extrema importância para o metabolismo do cálcio e da formação óssea, além de ter interação com o sistema imunológico. É considerada uma das vitaminas mais importantes para o crescimento e desenvolvimento durante a infância e adolescência.
No que a deficiência pode afetar sua saúde?
A deficiência de Vitamina D pode afetar diretamente no crescimento dos músculos, principalmente na infância. “Na primeira infância a falda desta vitamina pode levar ao raquitismo — retardo de crescimento, pernas arqueadas, fraqueza e dor na coluna, na pelve e nas pernas”, explica Gabriela Rodrigues, nutricionista do Smart Fit Nutri. Estudos atuais indicam que a falta da Vitamina D também pode estar relacionada a doenças autoimunes, diabetes mellitus, doença inflamatória intestinal, entre outras.
É possível manter a Vitamina D regulada com alimentação?
Segundo a nutricionista, diferente das demais vitaminas, a Vitamina D precisa ser sintetizada pelo organismo, e a alimentação é responsável por apenas 20% das necessidades do corpo humano. Alimentos que são boas fontes de Vitamina D são: fígado de boi, gema de ovo, leite, manteiga, e peixes de águas frias, como o salmão.
O ideal é incluir esses alimentos na dieta de forma balanceada, com auxílio de um nutricionista para que seja evitada a deficiência. “Além disso, expor-se 15 minutos por dia ao sol também ajuda a produzir a vitamina D. É ideal sempre fazer exames de rotina para entender se os níveis dessa vitamina e as demais estão adequados e sempre alinhar com médico e/ou nutricionista a necessidade de suplementação”, lembra a nutri.