Qual é a melhor hora para treinar?
Você sabe o que é cronotipo e qual é o seu?
13/07/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Mirela Mazzola
Deitar-se antes das 22h, acordar cedo disposto para trabalhar e estar no auge da produtividade durante o horário comercial. Já parou para pensar por que isso não funciona para todo mundo? Saiba que a explicação está na ciência, mais especificamente na biologia.
A resposta para essa pergunta é o cronotipo, ou seja, o perfil de preferências para dormir e acordar de cada pessoa. Segundo o Instituto do Sono, em São Paulo, “cronotipo é o nosso perfil de preferência circadiana”. Ciclo circadiano, por sua vez, é o ciclo de vigília e sono que dura 24 horas para qualquer indivíduo — o que não significa que o ápice da energia e do cansaço ocorram no mesmo horário para todos.
Existem três categorias de cronotipo, que levam em conta principalmente os níveis de melatonina, hormônio liberado no escuro que induz o sono e “administra” nossa energia. São elas:
Matutino
É quando o pico de melatonina é produzido antes da meia-noite – ou seja, pertence a pessoas que costumam dormir cedo e estar mais ativas nas primeiras horas do dia.
Vespertino
Pertencem a esse cronotipo indivíduos mais ativos no período da noite e que tendem a dormir em um longo período da manhã. O pico de melatonina ocorre perto do amanhecer, por volta de 6h.
Intermediário
É o mais comum entre a população, que tende a dormir no início da madrugada e acordar no início da manhã. O pico de melatonina dessas pessoas ocorre por volta de 3h da manhã (geralmente, elas dormem entre 0h e 8h).
Para saber o seu, o Instituto do Sono disponibiliza um teste rápido e gratuito.
É de se imaginar que o cronotipo também esteja relacionado aos horários ideais para treinar e ter o melhor desempenho na academia. “Sabemos que aspectos fisiológicos e a demanda do cotidiano fazem com que tenhamos mais ou menos facilidade de exercer tarefas em momentos específicos do dia”, diz Danilo Bueno Rodrigues, Consultor Smart Fit Coach. Mas e quando não é possível alinhar as duas coisas? “Em contrapartida, é preciso considerar a motivação de cada indivíduo para treinar de acordo com sua disponibilidade”, completa ele. Afinal, nem sempre é possível levar em conta apenas o cronotipo para organizar a correria do dia a dia. Nesse caso, o profissional sugere: “Busque o equilíbrio entre os horários que você pode treinar e quando tem o máximo de energia suficiente para isso”. Ainda segundo o profissional, estudos mostram que a maioria das pessoas tende a ter um melhor desempenho entre 14h e 18h – isso porque suas funções musculares e enzimáticas estariam mais ativas.
O melhor horário para treinar
Sabia que, além de conciliar seu cronotipo às tarefas do dia a dia, você pode escolher treinar de acordo com a ocupação da academia? Na Smart Fit isso é possível! Na página de cada uma das unidades um gráfico mostra o movimento de acordo com o registro nas catracas (fica logo abaixo do horário de funcionamento, em “Ver gráfico de frequência”).