Quem treina junto desiste menos
Pesquisa de universidade americana mostra que taxa de abandono entre duplas é de 6,3%. Entre os que se exercitam sozinhos sobe para 43%
12/08/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Flavia Faiola
Você é daqueles que perde o pique se tiver que fazer as coisas sem companhia? Não importa se é uma tarefa doméstica, um encontro social, acordar mais cedo para ir à academia… com alguém ao seu lado para dar um empurrãozinho, as coisas parecem ser um pouco mais fáceis. Saiba que esse não é um comportamento incomum e tem até estudo sobre gente como você.
Uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostra que a chance de desistência de pessoas que treinam com alguém é 85% menor do que quem se exercita sozinho. A taxa de desistência entre as duplas é de 6,3%, bem diferente dos 43% que treinam sem uma companhia.
“O treino em dupla deixa a atividade mais dinâmica e motiva as pessoas a se desafiarem mais”, afirma Guilherme Micheski, gerente técnico da Smart Fit. Além disso, ter alguém ao seu lado na hora do treino, dá aquele incentivo a mais quando a preguiça bater.
Na escala mapeada no estudo Intrinsic motivation and exercise adherence publicado no International Journal of Sport Psychology, os principais fatores de motivação para a prática de exercícios físicos são: diversão, saúde, aparência, competência e social.
Por que treinar com o seu pai?
Treinar com alguém ajuda a inserir tempo de qualidade na rotina, fortalece a relação e pode até criar uma competição saudável, que estimula melhores resultados. “Quando uma pessoa estimula a outra, o treino se transforma em mais um momento prazeroso e divertido entre elas”, afirma Guilherme.
Além disso, o treino pode melhorar significativamente a qualidade de vida do seu pai. Dá uma olhada em dicas que já compartilhamos antes por aqui:
Catraca Livre para pais no Dia dos Pais
Para convencer o seu pai a começar a se exercitar, que tal levá-lo à academia nesse Dia dos Pais? Dia 13 e 14 a Smart Fit vai liberar as Catracas para pais de alunos matriculados. É só chegar, avisar na recepção e mostrar para o seu pai que, ao seu lado, treinar pode ser muito melhor.