Treinar antes do exame de sangue afeta os resultados?
Médica cardiologista e especialista em medicina do esporte esclarece
17/01/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
É bastante fácil ver como comer e beber podem afetar seus exames de sangue, mas e quanto ao exercício, será que ele afeta os resultados ao treinar?
A resposta simples e direta é: sim!
Segundo Renata Castro, médica cardiologista e especialista em medicina esportiva, treinar antes do exame pode afetar alguns dos achados.
Abaixo, te explicamos como.
Efeitos do exercício antes de um exame de sangue
1. Açúcar no sangue
Os testes de glicose medem o açúcar no sangue e podem ajudar a diagnosticar o diabetes.
Um estudo descobriu que fazer exercícios de intensidade moderada não afeta os resultados dos exames de sangue.
O exercício de alta intensidade, no entanto, pode causar um aumento na produção de glicose e mostrar níveis elevados de açúcar no sangue por uma a duas horas.
Portanto, evite exercícios de alta intensidade por pelo menos duas horas antes do exame de sangue para garantir resultados precisos.
2. Glóbulos vermelhos
O exercício regular aumenta o número de glóbulos vermelhos no sangue. Uma contagem baixa deles pode indicar anemia e/ou deficiência de ferro.
Em um estudo, descobriu-se que a quantidade de glóbulos vermelhos pode parecer maior após os exercícios por conta da desidratação causada pela transpiração.
O ideal é evitar o exercício antes, mas você pode fazer um treino leve a moderado se já está acostumado, porém certifique-se de beber água durante e depois do treino e informe o enfermeiro antes do teste.
Alguns exames de sangue também exigem jejum de água. Nesse caso, como não será possível fazer a reidratação, não se exercite antes do teste.
3. Colesterol
O estudo citado acima, sobre glicose, também analisou como o exercício afeta os níveis de colesterol total no sangue e descobriu que o exercício intenso por curto prazo não afeta esses valores.
No entanto, a atividade física vigorosa por mais de três dias aumenta os marcadores de colesterol de alta densidade (HDL) e triglicerídeos.
4. Marcadores inflamatórios
Exercícios intensos levam a níveis mais altos de marcadores inflamatórios, incluindo glóbulos brancos elevados. Além disso, os níveis sanguíneos de creatina e de função hepática também serão maiores após o exercício.
Esses níveis levam até uma semana para voltar ao normal.
Portanto, evite fazer exercícios de alta intensidade alguns dias antes do exame de sangue.
Posso treinar antes de doar sangue?
Muitas pessoas não querem abrir mão do treino, mas ainda querem fazer o gesto super importante de doar sangue.
Se você é uma delas, pode ficar tranquilo, você pode praticar exercício físico antes de doar sangue!
A prática não vai afetar sua doação, o ideal, porém, é não exagerar, para evitar tonturas.
“Durante o exercício físico intenso, você eleva sua temperatura corporal, desidrata e, por consequência, acaba reduzindo seu volume sanguíneo. Isso aumenta as chances de você se sentir mal depois de doar”, alerta Luciana Sampaio, hematologista da Fundação Pró-Sangue, de São Paulo.
Treine em qualquer lugar
Se você está querendo treinar antes de um exame de sangue, quer dizer que não abre mão do exercício diário. E já que é assim, que tal se tornar aluno da maior rede de academias da América Latina? Com o plano Black da Smart Fit você pode treinar em mais de mil unidades – mais 600 delas, só no Brasil. Vem ser Smart!
Este artigo foi útil para você?
Leia mais: