Yoga pode ajudar a controlar a pressão arterial?
Diversos estudos científicos já dizem que sim, vem entender como a prática pode fazer parte da sua rotina e usufrua dos benefícios
27/04/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
Muitos pesquisadores já se dedicaram a analisar a relação da modalidade do yoga com pressão alta e os resultados encontrados por eles não deixam dúvidas de que ela é bem-vinda como complemento na prevenção e no combate do problema.
O mecanismo que leva a esse efeito ainda não está totalmente desvendado, mas já existem muitas pistas. “A combinação das posturas, respiração e meditação ajuda a diminuir o esgotamento físico e mental e o estresse que podem ter ligação com o aumento da pressão”, diz Matheus Borges, professor do Smart Fit Coach.
Os benefícios da prática do yoga vão ainda além
Alguns trabalhos indicaram, ainda, que a yoga poderia influenciar na atividade do sistema nervoso simpático, aquele que controla funções que na maior parte das vezes são inconscientes, como respiração, digestão e frequência cardíaca, além de diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, na circulação, o que ajudaria a baixar a pressão. “Também existem evidências de que a prática pode ajudar a reduzir o colesterol que, assim como a hipertensão, é um fator de risco para as doenças do coração”, acrescenta Matheus.
Ou seja, ainda que os estudos ainda estejam apenas evidenciando os benefícios, está mais do que certo que iniciar a prática de yoga só pode trazer coisas boas, não é mesmo?
Que tal experimentar yoga com a Smart Fit?
Leia também: