Exercícios cardiovasculares podem reduzir o risco de câncer em até 40%
A aptidão cardiorrespiratória diminui as chances de desenvolver nove tipos da doença. Entenda!
29/10/2024 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Wicomm
De acordo com uma nova pesquisa, permanecer ativo pode ajudar a manter o coração e os pulmões saudáveis e reduzir o risco de várias formas de câncer em até 40%, em comparação com pessoas com baixos níveis de condicionamento físico.
Os cânceres afetados incluem: cabeça e pescoço, estômago, pâncreas, fígado, cólon, reto, esôfago, rim e pulmão.
“As associações entre condicionamento físico e menor risco de câncer parecem ser ainda mais aparentes nos cânceres gastrointestinais”, disse o Dr. Aron Onerup, pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Pediatria da Universidade de Gotemburgo e principal autor do estudo.
Pesquisadores analisaram dados de mais de 1 milhão de pessoas
Dr. Onerup e sua equipe realizaram um enorme estudo observacional, usando um banco de dados sueco para vasculhar dados de saúde e condicionamento físico de mais de um milhão de recrutas militares.
Eles então acompanharam os resultados do câncer nas três décadas seguintes, com um período médio de observação de 33 anos.
Os recrutas foram submetidos a avaliações físicas padrão e também a um teste de “carga aeróbica máxima”, essencialmente uma forma de teste de VO2 máximo que utiliza uma bicicleta para determinar a aptidão cardiorrespiratória.
Um teste de VO2 máximo mede quanto oxigênio seu corpo é capaz de usar durante o desempenho máximo e é geralmente considerado o melhor indicador de aptidão cardiorrespiratória – quanto maior for o seu VO2 máximo, mais oxigênio seu corpo pode consumir e melhor será seu desempenho atlético.
Aqueles com maior aptidão cardiorrespiratória demonstraram menos riscos contra cânceres:
- Câncer de reto: menos 5% de risco
- Câncer de pâncreas: menos 12% de risco
- Câncer de esôfago: menos 39% de risco
- Câncer de fígado: menos 40% de risco
- Câncer de pulmão: menos 42% de risco
Exercício X Câncer
Sabe-se que o exercício e a atividade física no geral ajudam a reduzir o risco de câncer, no entanto, o novo estudo analisou especificamente a aptidão cardiorrespiratória e sua relação com formas de câncer individualizadas ou “específicas do local”.
A nova descoberta mostra como ter um coração e pulmões saudáveis pode proteger contra formas específicas de câncer.
Benefícios para a saúde da aptidão aeróbica
A conclusão é clara: melhorar a sua aptidão cardiorrespiratória provavelmente reduzirá o risco de certos tipos de câncer.
E essa aptidão é majoritariamente alcançada através de exercícios aeróbicos (o famoso “cardio”).
Segundo a Organização Mundial de Saúde, os adultos devem praticar de 150 a 300 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa.
Para isso, inclua na sua rotina alguns treinos HIIT durante a semana ou então sempre finalize seu treino de musculação com ao menos 20 minutos de cardio, seja na esteira, bicicleta ou elíptico.
E certifique-se de atingir ao menos o nível moderado quando estiver nas máquinas. Aproveite os sensores de batimento cardíaco e os gráficos de esforço que a Smart Fit oferece nas próprias máquinas: é só apoiar as mãos nos locais indicados enquanto você faz o exercício e confirmar se seu nível está atingindo o indicado como amarelo na tabela (que também fica no próprio aparelho).